top of page

O Clube Desportivo Travadores, particularmente fundado em 1928, por um grupo de jovens da faixa etária dos 15 aos 19 anos de idade, na cidade da Praia, ilha de Santiago, seguramente tem a marca de um dos mais antigos e melhores grupos desportivos do país.

Do seu historial, consta, no entanto, que a data oficial da sua fundação foi a 15 de Outubro de 1930, data a partir da qual alguns simpatizantes consagram como marco inicial de um clube, que viria a empreender, durante anos, consideráveis esforços na educação desportiva e cívica e no desenvolvimento cívico, mental e social dos jovens.

O primeiro equipamento utilizado pela equipa era constituído por camisolas brancas e calções pretos, sendo certo que a maioria jogava sem sapatilhas, sapatos ou botas, numa só palavra descalços.

Mais tarde, passou a utilizar camisolas com riscas verticais vermelhas e brancas e calções brancos.

Por iniciativa de um cidadão português Benfiquista de gema, o equipamento antes referido foi substituído por camisolas vermelhas e calções brancos, assemelhando em tudo ao equipamento do Sport Lisboa e Benfica, emblema e Águia idênticos ao clube lisboeta, diferenciando apenas nas iniciais C.D.T. (Clube Desportivo Travadores) e S.L.B. (Sport Lisboa e Benfica), respetivamente.

O seu primeiro Estatuto foi publicado a 25 de Maio de 1939 (Alvará nº 3, da mesma data). O Estatuto vigente foi publicado no BO nº 30, II Série em 24 de Julho de 1995.

Com o evoluir dos tempos, o estatuto sofreu várias alterações ou reformulações que se revelaram convenientes, tendo sempre em vista a conformação dos seus articulados com a prática da modalidade, sobretudo nos seus aspetos inovadores, preocupação que ainda hoje continua a fazer parte das atividades do clube.

A Portaria nº 48/87 de 29 de Agosto conferiu ao Clube o Estatuto de “Instituição de Utilidade Pública”.

A Direção do Sport Lisboa e Benfica honrou o Clube Desportivo Travadores como sendo a sua 6ª. Delegação, no rol das delegações que tem pelo mundo fora.

O Clube Desportivo Travadores foi distinguido com um louvor da Câmara Municipal da Praia, pela brilhante atuação da sua equipe de futebol na final da competição da Taça de Cabo Verde, em S. Vicente, pelo seu aprumo e espírito de desportivismo.

O Clube Desportivo Travadores, já se sagrou várias vezes campeão regional e nacional de futebol, para além de ter ganho vários torneios das modalidades em Santiago, nas outras ilhas do país e além-fronteiras, em jogos oficiais e de beneficência.

Constitui ponto assento desta Direção, revitalizar o Clube, dotando-o de condições que visem, não só melhorar o seu desempenho desportivo, como dispensar uma atenção especial aos seus atletas, técnicos e associados, em particular, e, de uma forma geral a todos os amantes do desporto. Para conseguir este desiderato, o clube conta com o concurso da sua sede social, massa de associados e com os compromissos que vierem a ser assumidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page